Nossa História

Igreja Santa Rita de Cássia

Igreja e Paróquia

No dia 18 de março de 1971 as irmãs Veloso doaram os lotes 16 e 17 com 935m² à Cúria Metropolitana para a construção da Igreja Santa Rita de Cássia.

Participou do projeto da construção o Pe. Eugênio (Paróquia Santa Isabel – Osasco), sugerindo o tamanho.

Em 08 de abril de 1971 iniciaram-se as obras com a coordenação do empreiteiro Sr. Rogério Belluzzi, e no dia 25 de abril do mesmo ano foi lançada a pedra fundamental da igreja na presença dos membros da comunidade, do Sr. Prefeito Amos Meucci, Pe. José Braekling (vigário da Paróquia N. Sra. Aparecida) e Pe. Paulo Link, que presidiu a santa missa.

No dia 24 de outubro de 1971 foi realizada a festa de inauguração da Comunidade Santa Rita de Cássia com a santa missa presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns; concelebrantes: Pe. José Braekling, Pe. Eugênio, Pe. Cataedo (Paróquia São Pedro – Sulamericana) e Pe. Léo (Paróquia de Apiuna – Santa Catarina). Tendo como matriz a Paróquia São Lucas Evangelista.

Devido a Paróquia São Lucas estar com um grande número de comunidades, o Bispo da Região de Osasco, Dom Francisco Manuel Vieira decidiu que a mesma seria dividida em áreas de pastoral. Sendo assim, nos dias 05 e 07 de dezembro de 1984 foram realizadas reuniões com a presença de Dom Francisco, dos padres: Carlos, Paulo, Kirano e José Rodrigues; Também os membros dos conselhos comunitários. Nestas reuniões foi criada a “Área Pastoral Santa Rita de Cássia”, com as seguintes comunidades: Santa Rita (Vila Dirce), São Paulo Apóstolo (Jd. Planalto), N. Sra. Aparecida (Nova Carapicuíba), Bom Jesus (Jd. Tonato), N. Sra. Aparecida (Golf Club), N. Sra. das Graças (Jd. Ana Estela), Santa Catarina (Aldeia), N. Sra. de Fátima (Vila Helena) e Santa Brígida, em formação (Jd. Santa Brígida).

No dia 15 de março de 1985 foi enviado pela Cúria Metropolitana de São Paulo, um decreto nomeando Pe. Wilhelm Paulo Link, como administrador da Área Pastoral. Em seu trabalho ele contou com a ajuda das Irmãs: Maria Aparecida e Claudete Nunes (in memorian).

Em um sábado de páscoa, exatamente no dia 02 de abril de 1988 a igreja foi elevada como Paróquia Santa Rita de Cássia…