Iniciativa

Iniciativa é a capacidade de ter audácia naquilo que se vai fazer, em vez de ficar aguardando. Uma das frases latinas que eu mais aprecio é: “A sorte segue a coragem”. Há várias pessoas que acham que algumas outras têm muita sorte: “Essa é uma pessoa que tem muita sorte, tudo dá certo para ela”. Como se a sorte fosse uma bênção especial, um dom que os deuses chamassem e dissessem: “Este aqui vai ser abençoado, vai ser protegido, vai dar tudo certo para ele”. De maneira geral, isso não acontece.
 
Uma pessoa com iniciativa tem determinação, tem persistência naquilo que quer fazer. A probabilidade de ser mera sorte é pequena, quase sempre a sorte segue a coragem. Não significa obrigatoriamente que tudo dará certo, mas as chances de êxito aumentam, e aí sim, aquilo que se chama de sorte, que os latinos denominavam de “fortuna”, pode acontecer. A ideia de sorte é a possibilidade de encontrar uma ocasião propícia para exercer a coragem.
 
A ideia de iniciativa fica em vários campos: para reinventar a capacidade de viver na família, para procurar um outro tipo de trabalho, para empreender, para dar um passo na vida que está sendo adiado. A sorte entrará nisso se ela for atrás da coragem, é preciso energia para percorrer esse caminho, mas, acima de tudo, iniciativa.
 
Mário Sérgio Cortella, “Pensar bem nos faz bem – 2”, Editora Vozes

Check Also

3-liturgia-1703-568

Informativo Dominical – 17 de Março de 2019

________________________________________ Nesta liturgia, somos convidados por Jesus a escutar o que ele tem para nos …