O que significa a palavra Eucaristia?

Termo riquíssimo, ele tem vários níveis de significado

Uma das palavras mais frequentes no catolicismo é Eucaristia. Mas o que ela realmente significa?

6a-xg2zshvjdtyh0n_2l-yvyzgdqhfciml51wuh_j7dv1d3byboqe4jojoz-p8af0sbodrqej4o9stomlm-0c9yodggeevdvqO Catecismo da Igreja Católica oferece uma breve definição da palavra, observando que a riqueza inesgotável do Sacramento Eucarístico é manifestada mediante os vários nomes que se dão a ele, cada um evocando algum dos seus aspectos. O texto menciona os verbos gregos eucharistein (Lc 22,19; 1 Co11,24) e eulogein (Mt 26,26; Mc 14,22), que guardam relação com as bênçãos judaicas nas quais se louvava e agradecia a Deus pelas Suas obras: a criação, a redenção e a santificação (cf. CIC 1328).

No texto evangélico de São Lucas, originalmente escrito em grego, Jesus emprega esse verbo na celebração da Última Ceia: εὐχαριστήσας (“eucharistēsas”), na passagem em que Ele “dá graças”, parte o pão e o dá aos discípulos (cf. Lucas 22,17-19).

Em essência, a palavra “Eucaristia” significa “ação de graças”, mas em um contexto especificamente voltado a dar graças a Deus.

6b-eucaristia-3Na história do cristianismo, a palavra foi adotada inicialmente em referência a toda a Santa Missa, na qual os católicos celebram o ato salvífico de Deus na cruz. Um documento muito antigo da Igreja, chamado Didaché e que remonta possivelmente ao tempo dos Apóstolos, emprega a palavra nesse sentido.

Além de se referir à celebração completa da Eucaristia, o termo é também usado de maneira mais específica para designar o pão e o vinho que são 6c-pwch5u0iswcadlkgh-7y9t2xl7cqbiz_hxn5oxuygxosp2zh2fmzskazcatgtrm5frprbtg-ujuzd7dc2ppgpwdvlsd_transformados no Corpo e Sangue de Jesus.

A palavra Eucaristia, enfim, é “polifacética”, e, por isso mesmo, evoca em sua substância as muitas dimensões do agradecimento ao Deus que nos salva entregando-se a si mesmo, em sacrifício redentor, como alimento de Vida.

Por Aleteia: Philip Kosloski