CF 2018 – SUPERAR A VIOLÊNCIA, CONSTRUIR FRATERNIDADE

Por: Dom João Bosco, ofm – Bispo Diocesano de Osasco

violencia-620x357

Foto: Internet

Neste artigo, o bispo Dom João Bosco reflete sobre o tema proposta pela CNBB para a Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018).

O tempo da Quaresma tem início com o dia das Cinzas, e a cor roxa vem nos convidar a uma retomada dos melhores caminhos, uma renovação da vida pessoal e comunitária, um mergulho nas raízes de nossa vida cristã. Passados os festejos natalinos, o recesso habitual das escolas, da catequese, e de descanso para muitos, é hora de voltar nossa atenção para a vida que se abre à nossa frente, sempre com novidades: é ano eleitoral, ano de copa do mundo, coisas que fazem esquecer os apertos econômicos, o desemprego, os altos custos, as crises de sempre que apertam os cintos e restringem a vida da grande maioria para poucas alegrias. Para nós cristãos, o tempo da Quaresma é precioso: nos remete ao essencial da nossa vida. E nossa vida é Jesus Cristo, sua Palavra, sua proposta de vida, a sua vida compartilhada com os irmãos e irmãs no quotidiano do amor Familiar, na comunidade, num mundo feito de irmãos.

Mundo de irmãos? Mas aqui termina o sonho e começa a realidade bruta que experimentamos: que mundo de irmãos é esse que temos? Ao olharmos a vida que desenhamos há pouco vemos que a fraternidade, o mundo justo, a convivência sadia entre as pessoas, o respeito e o cuidado pelos mais frágeis ainda está para ser construído. Temos essa esperança de um mundo melhor porque foi essa a razão da vinda de Cristo, do seu sofrimento e da sua ressurreição. Então a Quaresma bem vivida se torna um caminho de fraternidade, a melhor maneira de prepararmos a Páscoa, morreremos com Cristo para ressuscitar com ele.

Na Quaresma deste ano a Campanha da Fraternidade vem, com o seu enredo, desfilando em nossas ruas, invadindo nossas casas, vem tirando a nossa paz. Superação da Violência, é o tema que refletiremos e vem apresentado nas páginas centrais desta edição do BIO (Boletim Informativo de Osasco). Impossível fechar os olhos, trancar a casa, subir o vidro do carro. Não adianta tapar os ouvidos, fingir de cegos, chamar a polícia, a tv cospe violência em duas de cada três notícias. Quem sabe encontremos refúgio na religião. Clamando a Deus, cantando aleluias, portando amuletos, dizendo esconjuros, será que nos protegemos assim da violência?

Calling for help; domestic abuse concept

Mas a questão principal não é fugir da violência, mas superá-la. A religião é, sim, um caminho, mas não uma rota de fuga. Mãos na Bíblia, vamos encontrar a violência desde a primeira página, o primeiro registro de um homicídio. Encontramos lá a violência da escravidão, a perseguição dos profetas, a traição, o interesse, as histórias de martírio e de covardia. Mas a maior de todas as histórias de violência, a maior lição de superação da violência, nos dá Jesus Cristo na Cruz. “Pai, perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem”. De fato, a humanidade não sabe o que fazer. Dá vontade de dizer que não existem caminhos duradouros para uma cultura da paz.

cruz-Jesus-634x357

Mas o caminho existe, e já foi inaugurado por Cristo com sua vida de amor, com sua paixão e ressurreição. Há esperança. Talvez os frutos não sejam imediatos, mas importa começar. Testemunhar diante da sociedade, onde o ódio e a rapina fazem tantas vítimas e, por vezes hostiliza a própria igreja testemunhar a fraternidade. É esse o convite. Talvez encontremos a violência entranhada dentro de casa, mas a família ainda é o melhor antídoto para a violência. Vamos então ao encontro das famílias, vamos montar um “hospital de campanha” como sempre afirmou o Papa Francisco, ele que tem sido vitima de violência dos próprios irmãos de fé. Vamos organizar em nossas comunidades e realizar com esforço e esperança um grande programa de conscientização e mobilização pela cultura da paz.

Uma rica experiência quaresmal e uma Feliz Páscoa a todos!

Dom João Bosco, ofm – Bispo Diocesano de Osasco