Artigos

Não espere para dizer aos outros o quanto eles significam para você

1-gettyimages-175384249

Se um relacionamento com um amigo ou um membro da família parece sem inspiração, sem graça ou desanimado, talvez isso tenha algo a ver com você Recentemente, eu estava em um funeral onde um homem elogiou seu pai. Ele comentou quão grato ele era por ter tido tempo de estar ao lado de seu pai no hospital durante a última …

Leia Mais »

Empatia é a habilidade mais importante que você deve ter

2-shutterstock_227136478

  Dentre todas as habilidades “praticáveis“, a empatia com certeza é a mais importante. Ela vai te levar a um maior sucesso profissional e pessoal, além de torná-lo mais feliz enquanto a pratica. E, não confunda empatia com simpatia. A primeira significa você fazer uma conexão emocional com alguém, enquanto a segunda está diretamente ligada a maneira como você trata …

Leia Mais »

A família e a sociedade

4-familia-2

Teve início com o dia dos pais, a Semana Nacional da Família, de 13 a 19 de agosto. O tema deste ano é “Família, uma luz para vida em sociedade”. Se houver uma verdadeira renovação da família, célula da sociedade, todo o corpo social se renovará. É lá que tudo começa. Ali é o lugar do cultivo dos valores humanos …

Leia Mais »

Por que pedimos bênção ao padre?

1-21599lpr_3563ad826867deb

  E por que muitos católicos estão deixando essa tradição? Talvez não tenhamos a dimensão do tamanho da graça que recebemos de Deus ao ter sacerdotes ao nosso lado. Por isso, muitas vezes, acabamos deixando passar despercebido, por exemplo, o valor da bênção que eles podem nos dar e acabamos perdendo esse costume. São João Maria Vianney, proclamado pela Igreja o …

Leia Mais »

3 poderosos sacramentais para ter na sua casa

3-web3-holy-sacraments-crucifix-holy-water-salt-mercy-mcnab-photography

  Esses pequenos artigos religiosos têm grande força espiritual O uso dos sacramentais é uma das práticas religiosas menos compreendidas de modo adequado pelos católicos. Embora façam parte da vida na Igreja desde o início do cristianismo, os sacramentais são vistos por muita gente, de forma errônea, como uma espécie de “superstição”. Acontece que, de fato, uma grande quantidade de católicos, ao …

Leia Mais »

Entenda a corrupção com base nas palavras do Papa Francisco

4-formacao_entenda-a-corrupcao-com-base-nas-palavras-do-papa-francisco-

Corrupção não é pecado Corrupção é consequência da repetição de pecados, o que limita a capacidade de amar. Nas rodas de conversa, é só puxar o assunto que o papo rende. Em tempos de Lava-Jato, operação da Polícia Federal – que já completa três anos –, tornou-se habitual associar corrupção às estruturas políticas. Porém, o objetivo deste texto é ampliar …

Leia Mais »

Quais são os seus medos? O que fazer diante deles?

1-medo-e-decisão-de-compra-825x542

Medo de escuro? Medo das sombras do passado? Medo de ficar sem emprego? O que causa os seus medos? Queridos irmãos e irmãs, de que vocês têm medo? Medo de escuro? Medo de cara feia? Medo de ficar sem emprego? O que causa os seus medos? Sabemos que medos grandes e pequenos existem em nosso coração. Sabemos que esse sentimento …

Leia Mais »

Por que maio é o Mês de Maria?

1-maxresdefault-1-1

Durante vários séculos a Igreja Católica dedicou todo o mês de maio para honrar a Virgem Maria, Mãe de Deus. A seguir, explicamos o porquê. A tradição surgiu na antiga Grécia. O mês de maio era dedicado a Artemisa, deusa da fecundidade. Algo semelhante ocorreu na antiga Roma, pois maio era dedicado a Flora, deusa da vegetação. Naquela época, celebravam …

Leia Mais »

Estamos comungando Jesus ou comendo hóstias?

2-27857lpr_d9558f2ea51bb95

Certo dia, em sala de aula, meu professor de Antigo Testamento perguntou: Estamos comungando Jesus ou comendo hóstias? Parece uma brincadeira, mas o questionamento é sério. Eu fiquei pensando… meu Deus! Já comunguei tantas vezes, já participei de MILHARES de Missas, mas… o que mudou? Em que mudei?Certo dia, em sala de aula, meu professor de Antigo Testamento perguntou: Comungar …

Leia Mais »

Em vez de semear o ódio, construir a cultura da paz!

1-solution-1783776_960_720

“Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo” (Lc 3,14b). Aproxima-se a Páscoa do Senhor. A Igreja no Brasil convida a todas as pessoas de boa vontade para refletir sobre a construção da paz em vez da violência. Vivemos em tempos confusos em todo mundo. A humanidade perdeu a referência e as notícias de corrupção …

Leia Mais »