Artigos

Desafio quaresmal: desapegue-se de 40 coisas em 40 dias

1-web3-grandma-kiss-family-shutterstock_1199276944-zurijeta-ai

Enquanto se desprende de bens materiais em bom estado, você ainda ajuda quem de fato precisa! Excelentes iniciativas estão animando os católicos a viverem a Quaresma com mais consciência e com gestos concretos de união a Cristo no dia-a-dia. Uma delas é o desafio quaresmal de “um desapego por dia”. O ponto de partida é o desejo de viver a Quaresma direcionando tudo a Deus mediante a confiança …

Leia Mais »

A imposição das cinzas perdoa os meus pecados?

5-aschermittwoch-2105335_1920

As cinzas são sinais de arrependimento e nos preparam para as graças de Deus A Quarta-Feira de Cinzas marca o começo da Quaresma, um tempo de 40 dias de jejum, reflexão, meditação e preparação para a Páscoa. Embora a celebração da Quarta-Feira de Cinzas não esteja mencionada na Bíblia, é um dos maiores acontecimentos cristãos da história da Igreja. Durante …

Leia Mais »

O sofrimento é obra de Deus?

3-f53mdk

  Nenhum de nós gosta de sofrer, mas o sofrimento faz parte da vida. Não há uma pessoa sequer, na face da Terra, que não tenha de conviver com a dor e a angústia; logo, aprender a sofrer é aprender a viver. A paz não consiste em não ter contrariedades, mas em saber, com humildade e resignação, aceitá-las e enfrentá-las. …

Leia Mais »

5 dicas para você aprender a ler corretamente a Bíblia

7-love-699480_1920

Para entender a palavra de Deus, é preciso uma leitura profunda   É fundamental mantermos a nossa vida espiritual aquecida. É por meio dela que Deus fala com a gente, mostra os caminhos que devemos seguir e a sua vontade. Aquecer o espírito é imergir na Palavra de Deus, palavra essa que está no livro mais importante já escrito: a …

Leia Mais »

Oa benefícios de praticar a gratidão diariamente

-2-2dum2de

Segundo o dicionário, gratidão é a qualidade de quem é grato ou o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor; agradecimento. Gratidão, porém, é muito mais que um substantivo. É um sentimento, um estado psicológico, de espírito ou uma forma de levar a vida. Agradecer é uma simples – mas talvez não …

Leia Mais »

Precisamos viver o luto para não viver em luto

2-luto-shutterstock_696136723

Se não pudermos chorar, e até gritar, a dor pela morte de alguém querido perante seu corpo sem vida, em que outra circunstância será permitido dar voz e espaço para nossas dores? Durante o luto, tudo dói. Há dias em que é quase insuportável permanecermos em nós mesmos. O enlutado vive uma realidade paralela, enquanto o mundo ao seu redor …

Leia Mais »

O natal não se resume a um dia apenas

9-llrk_gztw0y5zuylxevozbxfj-p6tczez8gre_9p5fe51uajkkynbs-mig80r-u0hobawe8aluclivjl-r7uycc3iios

O Natal não se resume a um dia nem celebra simplesmente o Nascimento de Jesus. Na verdade, o Natal é um tempo litúrgico formado por cinco festas que celebram no rito da Santa Liturgia o mistério da Manifestação do Filho de Deus em nossa natureza humana. Assim, Natal é o Tempo no qual a Igreja, na sua Celebração Eucarística, ao …

Leia Mais »

O Natal NÃO é a festa de aniversário de Jesus

8-web3-baby-jesus-manger-christmas-creche-nativity-manger-hay-shutterstock

Alguns pensam que celebrar o Natal é comemorar o aniversário de Jesus, mas esse nunca foi o sentir da Igreja a respeito deste tempo litúrgico Alguns pensam que celebrar o Natal é comemorar o aniversário de Jesus; alguns chegam até a cantar “parabéns pra você”! Coisa totalmente fora de propósito, contrária ao sentimento da Igreja e fora do sentido da celebração …

Leia Mais »

“Eu creio na ressurreição da carne”

7-35hdyjd

Gosto muito de pensar, pronunciar, escrever, crer, rezar e de viver a expressão: “eu creio”. Como é bom e bonito crer. Nascemos para crer e cremos para viver. A fé na ressurreição é o maior ato de fé do cristianismo. A ressurreição de Jesus e a nossa ressurreição são as fontes da esperança cristã. Deus mesmo, em todo o arco …

Leia Mais »

A VIDA CRISTÃ É UMA LUTA PERMANENTE

5-b844t4

Começamos este quinto e último artigo da nossa série “sobre santidade” com uma tríade que o nosso querido Papa Francisco nos deixa de maneira emblemática: Luta, Vigilância e Discernimento. O Papa enfatiza com isso a importância da luta, mas também da vigilância e do discernimento no processo de santidade do cristão. É notório que, na nossa vida de homens e …

Leia Mais »