Artigos

Precisamos viver o luto para não viver em luto

2-luto-shutterstock_696136723

Se não pudermos chorar, e até gritar, a dor pela morte de alguém querido perante seu corpo sem vida, em que outra circunstância será permitido dar voz e espaço para nossas dores? Durante o luto, tudo dói. Há dias em que é quase insuportável permanecermos em nós mesmos. O enlutado vive uma realidade paralela, enquanto o mundo ao seu redor …

Leia Mais »

O natal não se resume a um dia apenas

9-llrk_gztw0y5zuylxevozbxfj-p6tczez8gre_9p5fe51uajkkynbs-mig80r-u0hobawe8aluclivjl-r7uycc3iios

O Natal não se resume a um dia nem celebra simplesmente o Nascimento de Jesus. Na verdade, o Natal é um tempo litúrgico formado por cinco festas que celebram no rito da Santa Liturgia o mistério da Manifestação do Filho de Deus em nossa natureza humana. Assim, Natal é o Tempo no qual a Igreja, na sua Celebração Eucarística, ao …

Leia Mais »

O Natal NÃO é a festa de aniversário de Jesus

8-web3-baby-jesus-manger-christmas-creche-nativity-manger-hay-shutterstock

Alguns pensam que celebrar o Natal é comemorar o aniversário de Jesus, mas esse nunca foi o sentir da Igreja a respeito deste tempo litúrgico Alguns pensam que celebrar o Natal é comemorar o aniversário de Jesus; alguns chegam até a cantar “parabéns pra você”! Coisa totalmente fora de propósito, contrária ao sentimento da Igreja e fora do sentido da celebração …

Leia Mais »

“Eu creio na ressurreição da carne”

7-35hdyjd

Gosto muito de pensar, pronunciar, escrever, crer, rezar e de viver a expressão: “eu creio”. Como é bom e bonito crer. Nascemos para crer e cremos para viver. A fé na ressurreição é o maior ato de fé do cristianismo. A ressurreição de Jesus e a nossa ressurreição são as fontes da esperança cristã. Deus mesmo, em todo o arco …

Leia Mais »

A VIDA CRISTÃ É UMA LUTA PERMANENTE

5-b844t4

Começamos este quinto e último artigo da nossa série “sobre santidade” com uma tríade que o nosso querido Papa Francisco nos deixa de maneira emblemática: Luta, Vigilância e Discernimento. O Papa enfatiza com isso a importância da luta, mas também da vigilância e do discernimento no processo de santidade do cristão. É notório que, na nossa vida de homens e …

Leia Mais »

Meus filhos estão afastados de Deus. O que devo fazer? 

4-web3-mother-son-praying-catholic-bible-rosary-shutterstock_1035166393-africa-studio-ai

  Em certas idades, é preciso falar mais a Deus sobre seus filhos e menos aos seus filhos sobre Deus Às vezes, nós, pais, nos desesperamos ao ver que, em certas idades – principalmente na adolescência – nossos filhos se afastam de Deus e da fé em que cresceram. É tanto susto que chegamos a forçá-los – ao invés de …

Leia Mais »

PESSOAS SÃO COMO VELAS: ACENDEM-SE UMAS NAS OUTRAS

1-web3-woman-hands-plant-nature-life-aleksander-soroka-unsplash-cc0

Você pode transformar a realidade em que vive Estamos vivendo um momento desafiador. A onda que está revolvendo nossas entranhas é global. A sombra veio à tona. O escondido está sendo revelado, e isso não se refere apenas à situação político-econômico-social, mas a cada um de nós. A forma como reagimos a esse momento revela também nossas sombras. Isso não …

Leia Mais »

Em qual candidato devo votar na próxima eleição?

2-v740zn

Estamos nos aproximando de mais uma eleição. Neste período, é comum que surjam alguns questionamentos do tipo: “Em qual candidato devo votar nesta eleição?”, “Aliás, será que devo votar?”, “Como escolher um candidato?”, “Até que ponto o cristão deve se intrometer na política?” (…). Pode ser que, na próxima eleição, você esteja votando pela primeira vez ou já tenha votado …

Leia Mais »

Quando Deus coloca amigos em sua vida

1-web3-friends-hug-sun-light-photo-by-helena-lopes-on-unsplash

A presença dos amigos pode ser a chave para que você seja transformado por Jesus A vida pode ser cruel. Nem sempre ela é tão colorida como um dia de sol no verão, ou tem cheiro de flores como na primavera. O inverno, em alguns momentos da vida, se torna devastador e cobre nossos sonhos e esperanças. E esse inverno …

Leia Mais »

Como parar de reclamar tanto e começar a amar a vida um pouco mais

4-web3-mom-mother-daughter-child-kiss-hug-kitchen-vegetables-dinner-shutterstock

Veja como trabalhar na quebra desse ciclo destrutivo Em seu núcleo, reclamar expressa frustração ou desapontamento. Compartilhamos partes difíceis de nossas vidas com os outros porque relacionamentos significativos incluem falar sobre o nosso dia horrível, ou aquela responsabilidade irritante que nos foi dada e que não queríamos. Nós nos relacionamos com os outros falando sobre as partes boas e ruins …

Leia Mais »