Artigos

A LITURGIA E O ANO B

1-Calendário-Litúrgico-2018-800x445

Durante o ano inteiro celebramos na liturgia a vida de Cristo, desde a sua em Encarnação no seio da Virgem Maria, passando pelo seu Nascimento, Paixão, Morte, Ressurreição, até a sua Ascensão e a vinda do Divino Espírito Santo. Mas enquanto civilmente se comemoram fatos passados que aconteceram uma vez e não acontecerão mais, (muito embora esses fatos podem influenciar …

Leia Mais »

Um ano novo é muito pouco: precisamos de uma alma nova

1-web3-girl-smile-happy-stars-new-year-allef-vinicius-unsplash

Mudanças que realmente valem a pena Toda virada de ano é repleta das mesmas coisas: sonhos, projetos, mudanças, enfim, uma busca por uma vida nova. Infelizmente, a maioria das pessoas se preocupa apenas com as coisas exteriores, com os bens que passam: trabalho, dinheiro, sucesso, descanso, viagens, festas, e tanto mais. Poucos são os que aproveitam essa atmosfera de mudança …

Leia Mais »

A alegria cristã

5-pesebreG

A proximidade do Natal cria um clima de alegria, de felicidade, de satisfação. São desejos fundamentais que movem a existência humana e é uma busca que marca a vida toda. Têm-se em comum este desejo, porém a sua busca dá-se em muitas direções. Nem todos os meios conduzem a meta e por isso necessitam ser avaliados e verificados. Razões para …

Leia Mais »

Hoje nasceu para nós o Salvador!

4-the-birth-of-christ

Caro amigo aproxima-se o Natal. Na cidade, é notória a mobilização das pessoas: o clima natalino invade ruas e praças, as casas são enfeitadas de luzes e todos aguardam ansiosos a troca de presentes e o sonoro “Feliz Natal!”. Essas comemorações são legítimas quando expressam a alegria de nossos corações por nosso Pai ter-nos dado a salvação enviando-nos seu Filho …

Leia Mais »

A vinda do Senhor

5-48_4

Conforme a Palavra de Deus, a vinda de Jesus deve ser compreendida em duas dimensões, mas que fundamenta nossos conceitos de fé. A primeira, já prevista pelo Antigo Testamento, principalmente nas palavras do profeta Isaías, “de uma virgem nascerá o Emanuel” (cf. Is 7,14), acontece no dia do Natal. É a realização da encarnação do Verbo, Deus que se torna …

Leia Mais »

A diferença entre perdoar e desculpar

1-forgiveness-prayer-difficult-antonio-guillem-via-shutterstock_627402740

Há ofensas que merecem ser perdoadas. Para outras, apenas uma desculpa é suficiente Sem dúvida, alguns dos maiores desafios que temos que enfrentar são os atos de perdoar e desculpar. Essas ações parecem a mesma coisa, mas não são. As duas têm um denominador comum: exigem muita humildade, muito amor e muita vontade de fazer acontecer. A diferença entre elas …

Leia Mais »

Protagonismo dos cristãos leigos e leigas

1-leigos_1

Leigos e leigas passam a ocupar um papel protagonista no cenário de nossos dias. A título de exemplo, o menosprezo das elites políticas à capacidade dos cidadãos comuns de contribuírem com a gestão pública, já não se sustenta mais. Estes reivindicam, como nunca antes, o direito à participação direta e ativa na vida pública, desmistificando a ideia de que são …

Leia Mais »

O valor do sinal da cruz

Sinal da cruz

  *Pelo sinal da Santa Cruz…* *(†) Pelo sinal da Santa Cruz,* *(†) livrai-nos DEUS, nosso SENHOR,* *(†) dos nossos inimigos!* *(†) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!* Quando você acorda você faz sobre si o “sinal da Cruz”? E antes das refeições? E quando vai dormir? Ao menos alguma vez ao dia? Não?! Se …

Leia Mais »

Aparecida: Uma história de Amor

nossa-senhora-aparecida-568

Se alguém sair por aí perguntando: “Quem foi Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos?”, provavelmente ouvirá como resposta uma outra pergunta: “Quem?…” Esse português, nascido no século XVI, é mais conhecido pelo seu título de nobreza: “Conde de Assumar”. Seu nome é lembrado quando se conta a história do encontro da imagem que hoje chamamos de Aparecida – melhor, …

Leia Mais »

Não espere para dizer aos outros o quanto eles significam para você

1-gettyimages-175384249

Se um relacionamento com um amigo ou um membro da família parece sem inspiração, sem graça ou desanimado, talvez isso tenha algo a ver com você Recentemente, eu estava em um funeral onde um homem elogiou seu pai. Ele comentou quão grato ele era por ter tido tempo de estar ao lado de seu pai no hospital durante a última …

Leia Mais »